terça-feira, 14 de abril de 2009

Largo Agostinho da Silva


A chegada ao Largo Agostinho da Silva pela Praça das flores e ainda uma nesga da rua Marcos Portugal. É um Largo que se eleva, para poder estar direito, entre o sobe e desce desta colina. Gosto do painel de azulejos.



Este é o primeiros de muitos fontanários que Lisboa nos vai oferecer. Em quase todos a mesma característica: ausência de água. Por um lado compreendo: hoje já ninguém vai à fonte buscar água para subsistência. Serviria apenas como prazer estético. Por outro, esse é um prazer que faz muita falta à cidade. É pena os fontanários não estarem bem preservados e cheios de água.



A elevação do Largo Agostinho da Silva permite olhar melhor para os prédios da Rua Marcos Portugal que passa por ele, subindo, em direcção à Rua da Imprensa Nacional. Estes que aqui ficam nesta fotografia estão todos bem conservados e mostram bem as toadas de cores características dos prédios antigos de Lisboa.



Pormenor do Largo com um dos seus grandes mistérios: ao fundo, fechado há muitos anos, um restaurante que tem tudo para dar: beleza do local, espaço para esplanada, tranquilidade. Descontando o crónico problema de estacionamento (mas há opções), este é um negócio há espera de ser recuperado.



O Largo Agostinho da Silva é um dos meus topónimos preferidos de Lisboa e foi para mim uma surpresa quando, há alguns anos, descendo a Rua Marcos Portugal reparei que aquele pequeno largo, perto da Praça das Flores tinha sido baptizado com o nome do filósofo português. As "Sete Cartas a um Jovem Filósofo" é um dos livros da minha vida.

3 comentários:

  1. Descobri este largo há tempos quando ia encontrar-me com amigos num restaurante da Praça das Flores e desci ao calhas a partir do Príncipe Real. Árvores, prédios, luz, cores e pedras: é tudo perfeito. É mesmo um sítio feliz. Lisboa tem uns quantos. c.p.

    ResponderEliminar
  2. Excelente projecto, ainda está activo? Cumps, AA

    ResponderEliminar
  3. Olá, AA. Sim, está activo embora com poucas participações aqui no blog. Aguardam-se mais colaborações. É só seguir as instruções aí à direita na barra lateral. Um abraço.

    ResponderEliminar