Paper flower é o nome pelo qual os faladores de Inglês conhecem a buganvília. Quem já teve flores de buganvília entre os dedos compreende a justeza da designação. Isto vem a propósito de uma das minhas árvores preferidas de Lisboa, na Rua Luciano Cordeiro.
Houve um tempo em que só passava debaixo dela e, perto da Primavera, cheirava-me às flores da mimosa. Tenho a certeza que, se pudesse atravessar o muro que nos separa, descobriria um emaranhado de, pelo menos, três espécies de indivíduos verdes. Assim me fazem supor os três troncos visíveis ao nível do solo. As flores mais altas parecem, todavia, ter a consistência do papel, a cor parece-se muito com a cor das flores da buganvília e, como arbustos e árvores se distinguem mais pela dimensão do que pela espécie, sou tentada a acreditar que a Rua Luciano Cordeiro guarda uma pérola.
Ainda assim, chamar buganvília a uma árvore da altura de quatro ou cinco andares parece-me arriscado. Creio que, como boa trepadeira que é, esta buganvília trepou.
Sem comentários:
Enviar um comentário